Você recebe em seu consultório crianças com suspeita de atraso do desenvolvimento de linguagem e muitas vezes fica em dúvida se existe necessidade de prosseguir com alguma investigação, além da avaliação auditiva? Você se pergunta se existe algum problema cognitivo? Certamente, pois esta é uma situação usual em nossas escolas. Pais, professores e, claro, estas crianças dependem de um correto diagnóstico para uma intervenção no tempo certo e com as técnicas adequadas. As mudanças dos critérios que definem o espectro autista e os sintomas ocasionalmente compartilhados entre este e o atraso simples na aquisição da fala tornam a tarefa mais complexa. Uma abordagem multidisciplinar é imperativa e a atuação do otorrinolaringologista somada a do neurologista traz uma chance maior de esclarecimento e, consequentemente, uma estimulação precisa para nossos pacientes. A Prof. Dra. Maria Augusta Montenegro, chefe da Disciplina de Neurologia Pediátrica da UNICAMP, nos mostra nesta aula de maneira didática e com bastante maestria a visão de sua especialidade frente a estes desafios.
Mais Aulas
-
Agosto 2018
-
Julho 2018
-
Junho 2018
-
Mai 2018
- Abordagem da tosse infantil aguda e crônica
- Síndrome de Sjögren, atualização
- Fenótipos na Apneia Obstrutiva do Sono
- Indicações da Broncoscopia Diagnóstica e Terapêutica
- Paralisia Facial Bilateral Traumática
- Atualização em Angiofibroma Juvenil Nasofaríngeo
- Técnicas de Rejuvenescimento Facial
- Laringite Pós Intubação e Atualização em Doenças de Ménière
-
Março 2018
-
Dezembro 2017
-
Outubro 2017