O Ambulatório de Otorrino do Hospital de Clínicas da Unicamp adquiriu seis novos equipamentos para realização de exames auditivos, três audiômetros e outros três imitânciometros. Os aparelhos digitais e de primeira linha, além de realizarem exames de rotina que verificam o nível de audição do paciente, também fazem outros mais precisos por meio de alta-frequência, como por exemplo em bebês ou pessoas com o ouvido modificado.
 
Estes aparelhos foram comprados por meio de recursos do próprio hospital, com um total de investimento de R$ 125.430,00. Os audiômetros e imitanciômetros são da empresa brasileira Interacoustics, que desenvolve dispositivos para avaliação auditiva.
 
De acordo com a fonoaudióloga responsável pelo Ambulatório de Otorrino, Luciane Calango, estes novos aparelhos são de última geração e auxiliam os profissionais a realizarem uma gama maior de exames. “O audiômetro avalia a audição do paciente, o quanto ele escuta. Então são emitidas frequências diferentes para verificar qual é o mínimo que o paciente escuta".
 
Já o imitanciômetro avalia as condições do ouvido médio. Este novo equipamento é capaz de avaliar a mobilidade de membrana timpânica, e realizar o teste de função tubária, importante para uma situação pré-operatória. São equipamentos novos no mercado e que agora a gente tem possibilidade de fazer outros exames, como testes em alta-frequencias”, afirma.
 
Luciane Calango ressalta que estes aparelhos são utilizados por pacientes de todas as faixas etárias, e que um mesmo paciente repete diversas vezes o mesmo exame para avaliar as melhoras do tratamento.  “A intenção é determinar o ponto mais baixo que o paciente escuta e aí avaliar se tem um grau leve de perda auditiva, se é moderado ou profundo. Dependendo do grau da perda e do que ocasionou, ter utilizado um tratamento medicamentoso, cirúrgico ou uso do aparelho auditivo ou implante coclear. Para se verificar se o procedimento obteve sucesso, o paciente repete por diversas vezes o exame, até terminar o tratamento”, explica o processo.
 
Os seis aparelhos atenderão todos os pacientes do HC que necessitem de alguma avaliação auditiva, dos ambulatórios de otorrino e saúde auditiva, além de avaliar os pacientes que utilizam aparelhos auditivos ou implante coclear. Atualmente são realizados cerca de 90 exames auditivos semanais.

Fonte: HC UNICAMP

Faça uma Busca e Encontre Mais ...