Reunião Científica, 8 de maio de 2018

Os serviços de Estomatologia, coordenado pela Prof. Dra. Ana Cristina Dal Rio e o de Rinologia, coordenado pela Prof. Dra. Eulália Sakano e pelo Prof. Dr. Marcelo Sampaio, foram hoje os incumbidos das apresentações da reunião semanal dos membros da Disciplina. Como habitual, os residentes encarregados da tarefa a cumpriram com brilhantismo.
A exposição do Serviço de Estomatologia ficou a cargo do Dr. Renato Caleffi , R2, que apresentou um excelente panorama da Síndrome de Sjögren, esta doença autoimune que determina sintomas frequentes na cavidade oral, na mucosa das vias aéreas e nas glândulas salivares sendo, portanto, de grande importância na prática profissional otorrinolaringológica. Os critérios diagnósticos, a sintomatologia sistêmica e os detalhes da biópia, elemento fundamental na definição da síndrome, foram detalhados e discutidos.
Em seguida o Dr. Arthur Cassettari, R2, relatou um complicado caso com diagnóstico de Síndrome de McCune Albright. O comprometimento do canal e nervo óptico repercutiu na acuidade visual em um adolescente de 15 anos e colocou a equipe de Rinologia na difícil condição de determinar qual a melhor conduta a seguir. Uma complexa rede de riscos e dificuldades técnicas levou a equipe de neurocirurgia a contraindicar cirurgia aberta para a descompressão do nervo e recomendar um procedimento endoscópico nasal. Entretanto, uma base do crânio completamente tomada pela displasia fibrosa implica na total ausência de parâmetros anatômicos durante uma cirurgia desta natureza. Qual seria sua posição? Apesar da pouca evidência científica quanto aos resultados e da resistência dos médicos endocrinologistas que, assistindo este paciente conjuntamente com a otorrinolaringologia, não recomendam seu uso, os potenciais benefícios dos bifosfonados não podem ser desconsiderados nesta situação.

A Disciplina cumprimenta os médicos residentes Renato e Arthur pelo desempenho. Ótima reunião!

Quer saber mais sobre as síndromes de Sjögren e McCune Albright? Veja a íntegra destas aulas no nosso canal Tv Otorrino Unicamp!